O canadense Guy Laliberté, resolveu, certo dia, investir mais sua vida para a arte. Rodou por alguns países sobrevivendo como artista e músico de rua, mas nada que o destacasse ou desse retorno. O fato é que, depois dessa "humilde turnê", ele retornou ao Canadá (por volta de 1979), onde, sem dinheiro ou sequer trabalho, viveu por um tempo do salário-desemprego.
As coisas começam a mudar quando, jutamente com alguns amigos - dentre eles, um chamado Daniel Gauthier - começou a organizar bazares e outros pequenos eventos artísticos, onde conseguiram agrupar alguns artistas talentosos. Foi aí que decidiram fazer uma turnê com suas apresentações. Mas logo isso se mostrou impossível por falta de dinheiro. Mas não desistiram. Convenceram o governo canadense a financiar o projeto, que chamaram de Les Échassiers de Baie-Saint-Pau. Contrataram vários outros artistas e finalmente realizaram sua turnê em 1980.
Apesar de ter sido bem recebida pelo público, a turnê não arrecadou dinheiro suficiente e o projeto foi à falência. Continuaram tentando com outros projetos e apresentações - até mesmo oficinas circenses. Conseguiram em 1983 mais um financiamento do governo de Quebec, que doou U$1.5 milhão para que o grupo organizasse uma produção para o ano seguinte, data em que Quebec comemoraria o aniversário de 450 anos. Foi então que surgiu o Le Grand Tour du Cirque du Soleil.

Cirque du Soleil
O Cirque du Soleil conquistou vários prêmios e hoje conta com mais de 3.500 empregados em 40 países e apresentando aproximadamente 15 espetáculos consecutivos pelo globo.
Assista abaixo trechos do espetáculo Alegria:
Nenhum comentário:
Postar um comentário